O que é zumbido?
Zumbido refere-se ao fenômeno da percepção do som na ausência de ruído externo. Embora a maioria das pessoas chame isso de "zumbido no ouvido", na realidade, o som que você ouve pode ser diferente, como o de zunido, clique, assobio ou apito.
O zumbido que permanece apenas por um curto período é agudo, ao passo que o zumbido mais prolongado é crônico. Segundo as estimativas, cerca de 20 milhões de pessoas são afetadas pelo zumbido crônico no ouvido e cerca de 2 milhões sofrem de formas extremamente incapacitantes dessa condição. Consequentemente, sua qualidade de vida pode ser imensamente afetada dependendo do tempo que você está lidando com o incômodo dos sons ouvidos e da gravidade do seu caso.
Se os ruídos e sons que você ouve são somente percebidos por você, os médicos se referem a sua condição como zumbido subjetivo. 99% dos casos de zumbido encaixam-se nessa categoria. O outro 1% restante é chamado de "zumbido objetivo", quando outras pessoas também conseguem ouvir os ruídos.
Infelizmente, não há cura para o zumbido, mas existem opções de tratamento que podem reduzir seus sintomas e torná-los menos incômodos em sua vida.
Como a perda auditiva está relacionada ao zumbido?
Um profissional de saúde auditiva é a melhor pessoa para determinar se você também sofre de perda auditiva além dos sintomas de zumbido. Se você tem perda auditiva, ocorrem alterações neuroplásticas no cérebro, afetando a forma como o seu cérebro processa as várias frequências.
Como a perda auditiva reduz a sua capacidade de ouvir sons externos, isto por si só pode amplificar os sons que você ouve devido ao seu zumbido. Além disso, sofrer de perda auditiva – seja relacionada à idade ou de outros tipos – e zumbido, ao mesmo tempo, torna a comunicação muito desafiadora. Mas não desanime, pois os aparelhos auditivos para zumbido podem ser especialmente benéficos.
Quais são as outras opções de tratamento do zumbido?
Dispositivos de mascaramento sonoro
Os dispositivos de mascaramento sonoro são aplicativos ou dispositivos que criam um ruído de fundo ambiente, ruído branco, ruído rosa ou sons da natureza. Muitas pessoas com zumbido incluem esses dispositivos em suas casas para ajudarem a mascarar o zumbido nos ouvidos, proporcionando uma forma de relaxar e se recuperar temporariamente da condição.
Antes de tudo, faça um teste de audição. Com base nos resultados, o seu profissional de saúde auditiva o ajudará a determinar se obter um aparelho auditivo para aliviar seus sintomas de zumbido é o mais benéfico para você.
Como os aparelhos auditivos podem ajudar com o zumbido?
Os aparelhos auditivos para zumbido podem proporcionar um alívio significante do zumbido. Eles fazem isso de várias formas. Por exemplo, os aparelhos auditivos tiram a sua atenção dos sons do zumbido por meio da amplificação dos sons externos que você ouve. Outros aparelhos auditivos ajudam os pacientes com zumbido por meio da introdução de sons calmantes e ruído branco no ouvido. Esta estratégia é chamada de "mascaramento do zumbido" e muitas pessoas a consideram bastante eficaz. Os sons mascaradores de zumbido são normalmente incorporados no dispositivo ou podem ser programados usando um aplicativo.
A habituação é outra técnica que alguns aparelhos auditivos e terapias do som podem usar. Este método interessante é usado para reeducar o cérebro e ensiná-lo a classificar os sons de zumbido como insignificantes. Tal estratégia ajuda os pacientes com zumbido a ignorarem os sons de zumbido irritantes e a focarem nos sons gerados externamente.
Para ajudá-lo a escolher os melhores aparelhos auditivos para o zumbido, tenha em mente algumas recomendações:
Certifique-se de que o aparelho auditivo que você está pensando em usar seja registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como um dispositivo médico.
Faça sua pesquisa e leia avaliações online sobre as marcas que está analisando.
Escolha uma marca com uma reputação positiva e que tenha uma tecnologia integrada para proporcionar alívio aos sintomas de zumbido.
Entenda a diferença entre dispositivos com baterias recarregáveis e dispositivos com baterias descartáveis. Depois, escolha um aparelho auditivo que seja o mais adequado para as suas necessidades.
Os aparelhos auditivos para zumbido vêm em muitos formatos e tipos. Algumas pessoas preferem os modelos retroauriculares, enquanto outras buscam modelos intra-auriculares.


O que causa o zumbido?
Embora seja difícil afirmar o que provocou o zumbido nos ouvidos, no seu caso, algumas das principais causas do zumbido são:
Exposição a ruídos fortes (exposição, música, tiros)
Efeitos colaterais de medicamentos
Perda auditiva relacionada à idade
Obstrução por cerúmen
Distúrbios neurológicos
Deterioração dos ossos do ouvido médio
Disfunções da ATM
Infecção do trato respiratório superior, COVID-19 etc.

