PERDA AUDITIVA
O Que é Perda Auditiva?
Perda auditiva é a diminuição da capacidade de ouvir determinados sons. Isso significa que alguns estímulos sonoros deixam de ser percebidos com clareza. Muitas pessoas passam a ter dificuldade especialmente com sons agudos, como as vozes de mulheres e crianças, ou começam a sentir que não conseguem entender uma única pessoa quando há muita conversa ou barulho ao redor.
Em alguns casos, a perda auditiva pode ser temporária, como quando ocorre um zumbido ou abafamento depois de um ambiente muito barulhento, por exemplo, um show. Mas, na maioria das vezes, a perda é permanente, pois as estruturas responsáveis pela audição — como as células sensoriais do ouvido interno — sofrem danos que não se regeneram.
A perda auditiva afeta não só a percepção dos sons, mas também a comunicação, a qualidade de vida, a atenção, e até o bem-estar emocional. Por isso, o diagnóstico precoce e o acompanhamento com um profissional especializado são fundamentais.


Níveis de Perda Auditiva
A perda auditiva pode ser algo que acontece de repente se você estiver exposto a um som alto ou a uma explosão. Também pode ocorrer lentamente ao longo do tempo, que é que ocorre na maioria das vezes com a perda auditiva relacionada à idade. Compreender a perda de audição é o primeiro passo importante para fazer algo sobre isso.
A perda auditiva pode ser dividida em quatro categorias, dependendo do nível de perda auditiva *: leve, moderada, grave e profunda. Assista ao vídeo para entender melhor esses quatro níveis.
Perda Auditiva Suave
Você pode notar dificuldade para ouvir falas mais baixas, pessoas falando à distância ou conversas em ambientes com ruído. Sons suaves começam a desaparecer.
Perda Auditiva Moderada
Mesmo conversas em volume normal e a pouca distância tornam-se difíceis de entender. Pedir para repetir se torna frequente.
Perda Auditiva Grave
A pessoa só consegue perceber falas muito altas e sons fortes do ambiente, como sirene de ambulância. A maioria das conversas simplesmente não é compreendida sem apoio visual.
Perda Auditiva Profunda
A percepção auditiva é extremamente limitada. Apenas sons muito intensos, geralmente percebidos mais como vibrações do que como som, são notados.


Você sabe se está escutando bem?
Faça um teste auditivo online e gratuito em poucos minutos


O que é um Audiograma?
O audiograma é o gráfico utilizado pelo fonoaudiólogo para representar a sua perda auditiva. Durante a explicação, o profissional costuma abordar o grau e a configuração da perda, ou seja, quais tons e frequências você não consegue perceber adequadamente.
Nesse gráfico, são registradas as frequências que você consegue ouvir e o volume necessário para detectá-las. A partir dessas informações, o fonoaudiólogo compreende a gravidade da perda auditiva e consegue indicar as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso.


Partes do Ouvido e Tipos de Perda Auditiva
O ouvido é formado por três regiões principais:
• Ouvido externo
• Ouvido médio
• Ouvido interno
Compreender o funcionamento dessas estruturas é essencial para entender a perda auditiva. Dependendo da área da orelha comprometida, a perda auditiva pode ser classificada em três tipos diferentes.


Perda Auditiva Sensorioneural
Quando a perda auditiva ocorre na orelha interna ou no nervo responsável por levar as informações sonoras ao cérebro, ela é chamada de perda auditiva neurossensorial. Geralmente, esse tipo de perda é permanente, mas existem excelentes opções de tratamento que podem melhorar significativamente a qualidade de vida.
Perda Auditiva Mista
A perda auditiva mista ocorre quando há, ao mesmo tempo, características de perda auditiva condutiva e neurossensorial, envolvendo mais de uma parte do sistema auditivo.
Perda Auditiva Condutiva
A perda auditiva condutiva ocorre quando o som não é transmitido adequadamente da orelha externa ou média até a orelha interna. Em muitos casos, esse tipo de perda é temporário ou reversível. Com frequência, o tratamento envolve a remoção de algum bloqueio ou obstrução presente no ouvido.

