O Mais Difícil de Ouvir
Perda Auditiva Severa a Profunda
Quando a perda auditiva é severa ou profunda, a pessoa só consegue perceber sons muito altos ou fala em volumes elevados. Quem apresenta perda auditiva severa não consegue ouvir a fala em nível normal, enquanto na perda profunda, os sons altos geralmente são percebidos principalmente como vibrações.
O grau de perda auditiva pode variar conforme a frequência, sendo que algumas frequências podem ser ouvidas melhor do que outras.
Estima-se que 360 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com deficiência auditiva, sendo que 10% apresentam perda auditiva severa a profunda.*
Esse tipo de perda pode ocorrer em qualquer idade, podendo estar presente desde o nascimento ou infância, ou se desenvolver gradualmente com o passar dos anos.
*Fonte: Organização Mundial da Saúde, 2016
Estratégias de Enfretamento
Você notou que você começa a usar estratégias de enfrentamento para lidar e assumir o controle sobre diferentes situações de audição?
Indícios visuais – as pessoas com perda de audição grave a profunda dependem muito de pistas visuais, por exemplo, leitura de lábios (um estudo mostra que as pessoas obtêm uma compreensão de fala melhor de 70% usando vídeo em facetime e transmissão de voz em comparação com uma chamada regular **)
Ambientes ruidosos – você sempre tenta encontrar o canto silencioso para minimizar o ruído?
Grandes salas de reunião – você se coloca perto do (s) falante (s) para poder ouvir o que está sendo dito?
** Jespersen, CT, Kirkwood, B. Benefícios de inteligibilidade da fala do FaceTime. Revisão auditiva. 2015; 21 (2): 28.



